Enquanto o Android cresceu em média 47% ao mês em acessos nos cinco meses desde seu lançamento, o iPhone teve uma média de aumento de 87% nos acessos nos cinco meses depois da estréia da App Store. A AdMob mede os acessos à web por celular por meio das solicitações de acessos aos seus anúncios, presentes em mais de seis continentes.
Já uma outra pesquisa vai mais além. A consultoria Strategy Analytics aponta alta de 900% na venda de celulares com o sistema operacional do Google este ano. A previsão se baseia ao suporte de operadoras, fabricantes e desenvolvedores, que começam a adotar o software para seus smartphones.
Até novembro do ano passado, a única fabricante que já tinha iniciado as vendas de celular com Android, a HTC, estimava fechar o ano com um milhão de aparelhos vendidos. Neste ano, poderão ser comercializados entre 8 e 9 milhões de smartphones com a plataforma, o que dá dez vezes o volume de 2008.
Segundo a Strategy Analytics, os motivos que encorajam fabricantes como HTC, Motorola, Samsung, T-Mobile, Vodafone e outras a darem suporte ao Android são o baixo custo de licença, a estrutura de código semi-aberto e o suporte do Google para serviços armazenados virtualmente ("na nuvem").
A HTC, inclusive, já anunciou para este mês o segundo modelo de celular com Android no continente asiático. O HTC Magic, também chamado de G2, vai estrear em Cingapura e, depois, será vendido em outras regiões do continente, como Vietnã, Hong Kong, Filipinas e Malásia. O aparelho vai custar o equivalente a R$ 1.400 em vendas sem subsídio. O aparelho tem tela sensível ao toque de 3,2 polegadas, câmera digital de 3,2 MP, GPS, suporte a Wi-Fi e sai de fábrica com várias aplicações do Google inseridas, como ferramenta de agenda, calendário e comunicador Gmail. A HTC não informou quando deve vender o aparelho nos principais mercados globais, como Europa Ocidental e Estados Unidos.
Por portal Uol.
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