A GSM Association, junto com 17 operadoras e fabricantes, anunciou nesta terça-feira (17/02), no Mobile World Congress, em Barcelona, compromisso para padronizar as conexões de carregadores de celulares. Além disso, essa união servirá também para a produção de carregadores com consumo eficiente de energia, o que geraria uma redução de 50% no modo stand by, na eliminação de carregadores duplicados e na simplificação do carregamento.
Como meta, ficou estabelecido a implementação, até 2012, de uma solução universal de carregamento. O Micro-USB foi escolhido como padrão para interface de carregamento comum e universal. De acordo com comunicado, em três anos, a maioria dos modelos de celulares funcionará com o conector e os carregadores fornecidos já atenderão às metas de eficiência definidas pela Plataforma Aberta de Terminais Móveis (OMTP, sigla em inglês), órgão que desenvolveu as exigências técnicas.
Espera-se que essa universalização facilite a vida dos consumidores, que poderão utilizar o mesmo carregador para diversos aparelhos. O processo também irá reduzir a fabricação desses produtos - em até 50% segundo estimativa da entidade, levando o setor a reduzir em até 21,8 milhões de toneladas a emissão anual de gás de efeito estufa.
Retirado de IT Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário