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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Empresa nacional observa movimentação das operadoras de telefonia

Mobile Science produz relatórios que medem market share das telcos e qualidade dos serviços prestados

Fundada em janeiro de 2007, a brasileira Mobile Science não começou a operar até praticamente o fim daquele ano. Passou muito tempo investindo no desenvolvimento da tecnologia usada para, entre outras funções, avaliar a qualidade do sinal e dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel, além de fazer um balanço das adições e da desativação (churn) de assinantes.
Quem compra seus relatórios basicamente todas as operadoras recebe dados de mercado, com informações valiosas para quem disputa a corrida pela liderança cliente a cliente. No entanto, não foi sempre assim. Os executivos da empresa confessam que o interesse pelos produtos não foi imediato. "Isto depende do nível de competitividade do mercado", contextualiza o diretor-geral, Jorge Schreurs.
Desde a criação uma ideia do norte-americano Alex Sephernick, que teve o aporte do fundo de investimentos de pequeno porte P3, a Mobile já recebeu investimentos no valor de US$ 3 milhões. Mas reverter este montante em lucro ainda não é prioridade. "Estamos em um momento de geração de valor, ou seja, o que recebemos revertemos em desenvolvimento de novos produtos", explica Schreurs, que está há um ano na empresa. Hoje, são 12 funcionários próprios no Brasil e o fundador Alex Sephernick não faz mais parte do corpo diretivo, mas continua como acionista.
Entre as metas da empresa está a expansão para outros países da América Latina, ademais do Chile, onde a Mobile já emite relatórios. No Brasil, o objetivo é, até meados deste ano, oferecer o serviço para todos os 67 códigos de área atualmente, são 36 DDDs.


por Roberta Prescott

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