BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

terça-feira, 3 de março de 2009

Governo acompanha testes do WiMAX como canal de retorno da TV digital


Minicom não descarta o uso de outras tecnologias, como a terceira geração.


O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o Minicom tem acompanhado atualmente os testes com o canal de retorno que utiliza a tecnologia WiMAX para fazer a interatividade da TV digital brasileira. Segundo o ministro, esta experiência vem sendo amadurecida nas cidades de Hortolândia (SP) e Belo Horizonte (MG). Para Costa, não são descartadas o uso de outras tecnologias, como a terceira geração e a internet discada.
Durante entrevista concedida nesta segunda-feira, 2, Costa adiantou que a idéia inicial de usar a freqüência de 700 MHz, a ser liberada com a digitalização da TV aberta, para fazer o canal de retorno vem perdendo força dentro do governo. Para ele, a digitalização do espectro como um todo, em especial das operadoras de MMDS, tem apontado para alternativas mais viáveis que a aposta inicial do governo.
Ao ser questionado sobre a regulamentação da tecnologia WiMAX, Costa afirmou que o Minicom se atém ao papel de ditar as políticas públicas para o setor, sem interferir na competência da Anatel. “Temos acompanhado os processos de regulamentação e fiscalização do setor comandados pela Anatel. O ministério só deve se manifestar, quando achar que agência for contra essa política pública”, afirmou.
O secretário de Telecomunicações do Minicom, Roberto Pinto Martins, esclareceu que o ministério não descartou qualquer tecnologia para o canal de retorno. “As possibilidades são inúmeras. Não há nenhum impedimento técnico para fazer com o WiMAX, o MMDS ou até com a tecnologia 3G como canal de retorno da TV digital”, afirmou o secretário.


Por Rafael Bitencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br