Operadora promete um lançamento de produto por mês e quer renovar percepção da marca
A TIM Brasil luta para reconquistar o terreno perdido para suas principais rivais Vivo e Claro. De olho na mudança do perfil dos consumidores e pensando em ampliar a rentabilidade, a operadora anunciou nesta segunda-feira (09/03) o reposicionamento da marca. O primeiro passo dado neste sentido é uma nova campanha institucional. Além disso, a companhia prevê um lançamento de produto a cada mês até o fim de 2009. No foco desta movimentação estão os clientes de alto padrão.
A previsão é que a empresa invista em torno de R$ 2,3 bilhões nessas ações, segundo informou em coletiva de imprensa o novo CEO da TIM, Luca Luciani. O executivo não detalhou como o dinheiro será usado e também não abriu o crescimento esperado com o reposicionamento. "2008 foi um ano de esforço, de sacrifício e agora queremos reforçar nosso posicionamento", lembrou Luciani. "Vamos ter mais proximidade com o cliente, isto está na essência da TIM", continuou Luciani, que não comentou em profundidade a aquisição da Intelig.
A compra da Intelig seria uma forma de a TIM expandir seus negócios no segmento corporativo e também de ter uma rede de fibra óptica mais consistente. Luciani preferiu não fazer muitos comentários sobre o caso, embora abordasse o assunto com intimidade. Em suas palavras, o CEO deixou clara a importância de ter a Intelig trabalhando em conjunto com a TIM. "É fundamental combinar nossa operação móvel com fibra óptica", iniciou. "A TIM não tem infraestrutura de transporte de dados eficiente", completou.
Luciani lembrou que é gasto a cada trimestre R$ 1 bilhão com transporte de dados por essa "ineficiência", o que seria resolvido com uma estrutura mais moderna, que integraria rádio e fibra. "A solução da Intelig é complementar ao acesso móvel", confirma. Caso o negócio com a Intelig falhe, a TIM pretende continuar investindo com recursos próprios na ampliação da rede de fibra óptica.
Portfólio renovadoO tema inovação também esteve presente nos discursos e deve ser traduzido nos produtos que a empresa pretende lançar ao longo de 2009. Os executivos informaram que a expectativa é de um lançamento por mês, sendo que o primeiro deles foi a internet banda larga pré-paga. A renovação de todo o portfólio de produtos deve acontecer, de fato, a partir de abril, quando a companhia prevê outro anúncio.
"O desafio é aquecer a preferência pela marca e a estratégia é a proximidade com as pessoas", afirmou Luciani. O CEO da operadora avisou que, apesar de a empresa capitalizar em todas as fatias do mercado, a prioridade é aumentar o share no "segmento de alto padrão". Além dos produtos que estão por vir, ofertas personalizadas farão parte do dia-a-dia dos clientes, prometeram.
Ainda sobre estratégia e pensando em dar mais corpo à empresa, Luciani destacou que este "é um momento de transição. 2008 teve a crise e controle de custo. 2009, a partir do segundo semestre, será um ano de crescimento e rentabilidade", avisou.
por Vitor Cavalcanti / TI Web
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