BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Aprovado padrão para voz e SMS em LTE


Maioria das operadoras e fabricantes de celulares entrou em acordo sobre perfil técnico de voz e serviços SMS em rede LTE

Em um movimento que pode acelerar o lançamento de redes com tecnologia Long Term Evolution (LTE), um grupo de operadoras, fornecedores de infraestrutura e fabricantes de celulares entrou em acordo sobre um padrão para introdução e entrega de voz e serviços de SMS por meio de redes 4G LTE.
Chamado de iniciativa On Voice, o padrão de perfil técnico definiu algumas funcionalidades existentes no 3GPP que podem servir como padrão para provedores de serviços móveis, vendedores de equipamentos de rede e fabricantes de celulares.
As empresas acordaram que o padrão incluirá muitos - quando não a maioria - dos líderes mundiais no universo emergentes de LTE. Entre elas estão: AT&T, Orange, Telefônica, TeliaSonera, Verizon, Vodafone, Alcatel-Lucent, Ericsson, Nokia Siemens Networks, Nokia, Samsung e Sony Ericsson.
Algumas operadoras norte-americanas como Sprint Nextel e T-Mobile ficaram de fora. A Sprint tem trabalhado em torno da tecnologia WiMax e firmou parceria com a Clearwire para em torno desse tipo de rede wireless, já a T-Mobile, unidade da Deutsche Telekom, tem dado suporte a outro movimento chamado Voice over LTE Generic Access (VolGA).
Em comunicado, o grupo One Voice afirmou que o padrão ajudaria a garantir roaming internacional e interoperabilidade para os consumidores nos serviços de voz e de mensagem de texto.
"Discussões colaborativas abertas", afirmou o grupo, em comunicado, "concluíram que uma solução baseada em IP Multimedia Subsystem (IMS), como definido pelo 3GPP, é mais viável para atingir as expectativas dos clientes." O padrão ajudará a mover os circuitos de serviços telefônicos existentes para serviços LTE baseados em IP.

Por W. David Gardner | InformationWeek EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br