BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Samsung lança sistema operacional móvel


Plataforma de código aberto Bada competirá com outros sistemas como Symbian e Android

Diferente do que tem feito seus concorrentes, a Samsung lançou na terça-feira (10/11) um sistema operacional móvel para equipar celulares e smartphones.

Bada, como foi batizado o sistema, é uma plataforma open source que a Samsung espera atrair consumidores e desenvolvedores para seus aparelhos. A companhia não apresentou muitos detalhes sobre o Bada, que significa oceano em coreano, mas afirmou que ele terá uma forte interface para usuários, será amigável para desenvolvedores e permitirá que operadoras móveis ofereçam diversos conteúdos e serviços.

A Samsung informou ainda que encorajará experiência de integração e funcionalidades entre diversas aplicações, o que significa que funcionalidades core, como chamada de voz, mensagens e agenda serão abertas aos desenvolvedores. Os clientes poderão ainda baixar aplicações por meio da Samsung Application Store.

"Ao abrir a plataforma Samsung, poderemos prover experiências mais ricas e aumentar o número de smartphones acessíveis", afirmou Hosoo Lee, vice-presidente executivo da Samsung, em comunicado.

A empresa, hoje segunda maior fabricante de celulares do mundo, informou que o kit de desenvolvimento de software do Bada estará disponível em dezembro. Devices com a plataforma são esperados para 2010. A Samsung tem tido boa atuação no espaço móvel com seus aparelhos, mas, ao apostar em um sistema, entra em um nicho altamente competitivo que já conta com Microsoft, Google, Symbian, Apple, Research In Motion (RIM) e Palm.

A natura open source do Bada, entretanto, significa que ele competirá com mais intensidade com Symbian e Android, do Google. Esses dois sistemas, aliás, já possuem compromissos com os principais fabricantes de celulares. Por enquanto, o Bada será adotado apenas pela Samsung. Ainda não está certo se a companhia continuará produzindo smartphones com Android ou Windows Mobile.

Por Marin Perez | InformationWeek EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br