BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

União Europeia investe em LTE


Redes Long Term Evolution poderiam gerar velocidade de conexão móvel 100 vezes maior que as redes 3G

A Comissão Europeia informou na quarta-feira (19/08) que a União Europeia (EU) investirá cerca de US$ 25 milhões em pesquisa para a próxima geração de banda larga móvel.

A UE pesquisará redes 4G baseadas na tecnologia Long Term Evolution (LTE), que tem potencial de elevar em mais de cem vezes a velocidade de conexão móvel oferecida pelas atuais redes 3G. A pesquisa envolverá ainda tecnologia avançada de LTE, que promete velocidade de 1 giga por segundo para banda larga móvel.

De acordo com as informações, a União Europeia focará o uso de rádio espectro para maior eficiência das redes LTE, o que reduzirá a necessidade de múltiplas antes, assim como reduzirá o consumo de energia. A pesquisa poderia ajudar a ampliar o acesso, já que 23% da população não tem acesso à conexão DSL. A UE também trabalha para estar à frente do espaço móvel novamente, já que a região foi uma das incentivadoras da tecnologia GSM, usada por cerca de 80% das operadoras de celular.

"A tecnologia LTE transformará os telefones celulares em computadores móveis mais potentes", afirmou Viviane Reding, comissária da União Européia para telecomunicações e mídia, em comunicado. "Milhões de novos usuários terão internet ultra rápida em seus aparelhos portáteis. Isso criará diversas oportunidades e sustentará o crescimento da economia digital."

A maioria das operadoras olha o LTE como a tecnologia escolhida para as redes 4G, mas, nos Estados Unidos, a briga será mais intensa pelo estabelecimento de um padrão, similar ao que ocorreu entre GSM e CDMA. A briga por lá, agora, será entre as tecnologias WiMax e LTE.


por Marin Perez | InformationWeek EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br