As vendas globais de celulares caíram 6,1% no segundo trimestre, mas os smartphones continuaram sendo bem comercializados. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Gartner.
O relatório aponta que a recessão global afeta diretamente a demanda por novos aparelhos tanto nos mercados maduros, como nos emergentes. Ainda assim, diz a pesquisa, o segmento de smartphones segue com forte crescimento. No segundo trimestre do ano, as vendas de celulares inteligentes ultrapassaram as 40 milhões de unidades, um salto de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Nokia permanece na liderança do mercado de smartphones com share de 45% nas vendas, mas o Gartner alerta que em geral o portfólio da fabricante é de modelos de baixo custo. O modelo N97 não obteve o sucesso que a Nokia esperava. De acordo com a consultoria, desde o lançamento, em junho, a fabricante vendeu 500 mil unidades do aparelho. Para comparação, o iPhone 3GS vendeu mais de um milhão de unidades em um final de semana.
"Produzir produtos high end de grande apelo e ampliar o foco em serviços e conteúdo são vitais para a Nokia se a companhia quiser fortalecer a marca e entregar aos investidores projeções mais promissoras de preços e margens", avalia Carolina Milanesi, diretora de pesquisa do Gartner.
A Research In Motion (RIM) ficou na segunda colocação em participação do mercado, com 18,7%. A fabricante da linha BlackBerry continua ganhar espaço. Com domínio no segmento corporativo, os smartphones da RIM estão atraindo também usuários finais, principalmente com os modelos Storm e Curve 8900. A companhia afirma que mais de 45% dos seus assinantes são de clientes fora do ambiente empresarial.
Com o iPhone, a Apple tem 13,3% do mercado de smartphones. O impacto das vendas do modelo 3GS, no entanto, ainda não foi sentido no primeiro semestre de 2009. Além disso, a companhia pode assistir um sucesso maior em vendas se conseguir emplacar seu produto em grandes mercados como o da China.
Ainda no mercado de smartphones, a HTC ficou em quarto lugar em participação.
Quando se olha o mercado geral de celulares, no entanto, o ranking tem algumas modificações. A Nokia permanece como líder seguida por Samsung, LG Eletronics, Motorola e Sony Ericsson.
Por Marin Perez | InformationWeek EUA
Complemento: IT Inside Online
ResponderExcluirVendas mundiais de celulares caem 6% no 2º trimestre
http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=142817&C=265