Smartphone começa a ser vendido em outubro, mas fabricante ainda não divulga preço do produto
Quase um ano após a chegada do smartphone com a plataforma Android no mercado norte-americano, a HTC - que fabricou o primeiro celular com o sistema operacional do Google, o G1 - lança no Brasil o Magic. O modelo vem com diversas funcionalidades que se espera de um celular inteligente, como Wi-Fi, suporte 3G, sincronização com e-mail, mas, diferente do que acontece no exterior, o Magic lançado no País agrega o HTC Sense, um conceito de experiência do usuário.
De acordo com o diretor-regional da HTC América Latina, Juan Ortiz, esse conceito é uma forma que a empresa desenvolveu de entender o comportamento do usuário e fazer com que o produto possa ser moldado de acordo com o momento (casual ou profissional) ou mesmo com a personalidade da pessoa. "Queremos reduzir a distância entre produtividade e vida pessoal, porque além de trabalhar, tem final de semana, e as pessoas querem aproveitar os aparelhos nessas ocasiões", argumenta Ortiz.
Essa explicação, inclusive, vai ao encontro da estratégia da companhia com o produto, que é atingir, em determinado momento, o mercado corporativo. Ortiz define o Magic como sendo um aparelho de uso integral, embora reconheça que, inicialmente, o trabalho maior será com usuários finais.
A HTC não abre número de vendas, porcentuais e nem o faturamento que possui com aparelhos que rodam a plataforma Android. Mas, como pioneira no assunto, afirma que as vendas e o interesse pelo sistema operacional open source tem registrado crescimento acelerado.
Falando sobre o aparelho, o diretor de negócios da HTC Brasil, Rodrigo Byrro, afirma que a fabricante busca desenhar em seus produtos algo que os usuários possam mostrar sua individualidade. "Os aparelhos, em geral, são desenhados em cima de funcionalidades e as pessoas nem conhecem, querem algo personalizado."
Os executivos afirmaram que a HTC já assinou acordos com operadoras interessadas em vender o aparelho e que, a partir da segunda semana de outubro, já será possível encontrar o smartphone nas prateleiras. A TIM é uma das companhias que fará a venda do aparelho, segundo informou a própria operadora em comunicado à imprensa. O valor que será cobrado pelo produto ainda não foi divulgado.
Visão geral
O Android Magic da HTC tem um visual que deve atrair um bom público e a possibilidade de personalizar a interface por meio do HTC Sense pode ser um diferencial, já que um executivo, por exemplo, pode selecionar widgets para sua tela de entrada como e-mail, movimentação do mercado financeiro, calendário e previsão do tempo. A questão do tempo e fuso horário, aliás, é algo interessante, o smartphone faz a atualização automática - desde que o usuário dê a permissão na primeira movimentação.
Outra vantagem do aparelho é o suporte ao Flash para navegação pela web. O zoom in e zoom out do navegador funcionam bem. Por não trazer teclado QWERTY físico, pode ser que haja um pouco de restrição no mercado corporativo, mas nada muito sério, já que o iPhone também não traz teclado físico e começa a ganhar espaço no segmento. Para facilitar a digitação, o Magic permite visualização e uso do teclado tanto na vertical quanto na horizontal. A reportagem testou o aparelho e a resposta do touch screen é boa, a câmera também tem qualidade, 3.2 megapixels. Além disso é possível sincronizar e-mails com Outlook, Exchange e Gmail
Há integração para postagem e upload de conteúdo com as redes sociais Facebook, Twitter e Flickr. Essa facilidade é da HTC Sense e, por ser um sistema global, o Orkut, rede social mais utilizada no Brasil, não integra esse pacote.
O processador Qualcomm de 528 MHz responde bem, mas, para algumas funções deixa um pouco a desejar. Talvez essa demora em algumas ocasiões esteja no fato de a versão do Android que roda no aparelho ser a 1.5 cupcake, o Google já promoveu uma atualização no sistema que deixou a plataforma mais rápida. Ainda não se sabe quando os usuários do Android no Brasil poderão baixar aplicativos do Android Market, é algo que dependerá do Google.
No embalo
Na mesma semana em que a HTC anuncia seu primeiro Android no Brasil, a Samsung também traz o seu modelo com plataforma Google. O primeiro, aliás, que a fabricante lança em âmbito mundial. Em nota, a companhia informou que o modelo Galaxy terá tela touch screen com vidro antirisco e que o aparelho permitirá navegação pela web em alta velocidade, com conexão 3G e WiFi. O Galaxy tem câmera de 5 megapixels e o preço sugerido é de R$ 1.799.
por Vitor Cavalcanti
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