Para IDC, esse crescimento virá pela substituição de telefone fixo por móvel, serviços IP e outros serviços como e-mail e mensagens instantâneas
O mercado de telecomunicações na América Latina vem passando por diversas transformações. As redes 3G estão nesta lista e por contribuir bastante para a popularização da banda larga em locais onde o cabeamento não chega. Essa tendência aos serviços móveis deve fazer com que quase metade do aumento de tráfego na América Latina venha do crescimento das redes móveis e IP.
A previsão é da IDC, que, na última semana, apresentou algumas tendências para o mercado de telecom na região. Dados da consultoria apontam que, ao final de 2008, dois terços do tráfego de voz veio de serviços tradicionais, enquanto o restante ocorreu pelo aumento das redes móveis (31%) e aumento do IP (3%). Já em 2010, a IDC acredita que o tráfego de voz mas que, ao mesmo tempo, passará por grande transformação.
Durante apresentação dos dados o consultor Diego Anesini apontou que, em 2013, quase metade do tráfego total irá corresponder ao aumento dos móveis e redes IT. Para a IDC, essa mudança virá pelo aumento da substituição do telefone fixo por móvel ou telefonia IP, além de outras alternativas como uso de e-mail e mensagens instantâneas.
A consultoria também acredita que o mundo corporativo irá liderar a convergência para tráfego IP, enquanto os usuários finais optarão pela telefonia móvel. Na América Latina, Chile e México lideram a adoção de IP.
O estudo IDC Telecom Services Database, em 2008, revelou que as conexões banda larga saltaram 37,5% na AL, passando de 28 milhões de ligações. Para 2013, a consultoria prevê que mais de 30% das residências na região terão acesso à internet rápida.
Por IT Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário