Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) aponta que a cobertura da banda larga móvel está disponível para 62,3% da população brasileira. Até 2011, a tecnologia deve ultrapassar os acessos fixos do país, com um atraso de dois anos em relação a outros países.
Segundo o estudo, realizado pela empresa chinesa de equipamentos para telecomunicações Huawei e a consultoria Teleco, até o final do segundo trimestre de 2009, 11,3% das cidades brasileiras tinham o serviço disponível por pelo menos uma operadora de telefonia celular. O levantamento afirma que o índice inclui 97,3% das cidades com mais de 500 mil habitantes.
A pesquisa mostrou ainda que no fim do primeiro semestre deste ano havia 4 milhões de acessos em todo o país - uma relação de cerca de dois acessos para cada 100 habitantes, índice bem abaixo da média mundial, que é de cinco.
Por causa dos altos preços e da pequena disponibilidade do serviço no mercado, a tecnologia 3G ainda tem pouca participação no mercado nacional. O Brasil é o que possui o maior preço em relação a outros países da América Latina. No país, um pacote de 500 MB de dados chega a custar, em média, R$ 76. Já na Argentina, por exemplo, o preço não chega a R$ 36.
Porém, a empresa Huawei estima que a banda larga móvel cresça no Brasil. No segundo trimestre deste ano, houve um aumento de 4 milhões de acessos – um crescimento de 33% em relação ao primeiro trimestre.
Por eBand
Nenhum comentário:
Postar um comentário